Você está aqui

Os carros com menor consumo de combustível de 2015

São Paulo - O Inmetro divulgou o ranking dos carros com menor e maior consumo de combustível de 2015. A 7ª edição do levantamento inclui 49 novos modelos, totalizando 587 veículos de 36 montadoras.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) classifica os carros em seis grupos, de A a E, após analisar a eficiência energética do modelo. Assim como ocorre com outros produtos, como geladeiras e televisões, recebem a etiqueta com faixas coloridas A os produtos mais eficientes e a etiqueta E aqueles com maior consumo. 

Neste ano, os veículos subcompactos que já estavam na faixa A na edição anterior do levantamento estão 10% mais eficientes, em média. 

Segundo o Inmetro, um carro subcompacto na faixa A consome, em média, um litro de gasolina a cada 12,2 quilômetros percorridos na cidade, enquanto um veículo da mesma categoria enquadrado na faixa E consome um litro de gasolina a cada 9,6 quilômetros rodados, em média.

Na prática, isso significa que ao dirigir 40 quilômetros por dia durante um ano com os veículos de etiqueta A a economia com combustível pode chegar a 957 reais em relação aos veículos com etiqueta E. Em cinco anos, a economia sobe para 4,8 mil reais.

A participação das montadoras no PBEV é voluntária. A GM/Chevrolet, por exemplo, ficou de fora do levantamento. 

Nesta galeria você confere os carros de passeio que receberam a classificação A na comparação geral, entre carros da mesma categoria, ou em ambos os critérios.

Os veículos foram listados de acordo com a categoria e aparecem na seguinte ordem: subcompactos, compactos, médios, grandes, extragrandes, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora de estrada, minivan e esportivos.

Alguns veículos, como é o caso do Fiat Uno, aparecem mais de uma vez pois possuem versões que são classificadas em duas categorias diferentes.

 

 

fonte:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-carros-com-menor-cons...